Iolando Almeida é militar reformado da Força Aérea Brasileira. Eleito deputado distrital pelo Partido Social Cristão (PSC), com 13 mil votos, vai ocupar uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O deputado Iolando, nasceu em Taguatinga/DF, no ano de 1970. É graduado em Teologia e Filosofia pela Universidade Católica de Brasília.

Membro da igreja Assembleia de Deus há 27 anos, é casado e pai de dois filhos.

O parlamentar é filho de pais nordestinos do sertão da Paraíba, vieram para Brasília em 1969. O deputado Iolando, começou a trabalhar aos 12 anos. Aos 18, realizou um dos maiores sonhos de sua vida, ingressar nas Forças Armadas. Em 1988, começou a servir seu país com muito orgulho. Foi líder dos Clube dos Soldados do BINFAER-VI, além disso, trabalhou na Seção de Investigação Criminal – CIC. Mas um trágico acidente de motocicleta mudaria sua vida completamente. O acidente grave deixou Iolando Almeida, internado vários meses, entre a vida e a morte. Mesmo vencendo muitas batalhas em diversas cirurgias, o acidente lhe causou danos irreparáveis, como a perda total dos movimentos do braço direito, resultando em uma deficiência permanente, sendo reformado pela Força Aérea Brasileira em 2003.

Com limitação física, estava disposto a vencer a batalha e não desistiu. Usou sua experiência para trabalhar pelo próximo e nascia ali, um espírito solidário com causas em prol dos deficientes.
O distrital Iolando criou então, a União Brasileira de Pessoas com Deficiências (UBRAPOD), cujo objetivo era ajudar as pessoas que como ele, tinha algum tipo de deficiência. Durante os últimos 20 anos, o distrital tem buscado melhoria e elementos para melhorar a vida das pessoas. Montou um escritório com serviços de assessoria jurídica, psicologia e odontologia.

Todo esse trabalho, tornou Iolando, um importante líder comunitário na cidade de Brazlândia, onde mora há 47 anos. O Reconhecimento de seu trabalho e sua importância para a comunidade, lhe fizeram trabalhar por mais de 10 anos como assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2006, deu início a sua trajetória política, disputou eleição por quatro vezes, vencendo a última em 2018.

Agora, além de ocupar sua cadeira de distrital, na Câmara Legislativa, o parlamentar é o primeiro secretário da mesa diretora para a legislatura 2019/2022, da Casa. Uma de suas principais bandeiras será trabalhar projetos de lei, que beneficiem diretamente o deficiente físico. Suas ações serão principalmente em defesa das pessoas com deficiência, da justiça social, justiça tributária, inclusão social, geração de emprego e renda, direito do consumidor, ensino profissionalizante e causas voltadas para o idoso.

Ações e projetos
Desde que tomou posse no dia 1º de janeiro, o deputado distrital Iolando (PSC), deu início as ações de seu mandato. Protocolou 30 Projetos de Lei, que vão beneficiar diretamente a população do Distrito Federal. Entre os projetos, o distrital vai defender na Câmara Legislativa que 30% do ICMS ou ISS recolhidos pelos estabelecimentos, sejam transferidos aos participantes do Nota Legal, para que eles possam usar no abatimento do IPVA ou IPTU. O percentual era previsto na proposta original do Programa, mas em 2012, o Governo reduziu o percentual para 20%, desestimulando a participação do cidadão na solicitação da emissão da nota, com uma repercussão negativa na arrecadação tributária. Pensando na volta do sucesso do Programa, quando lançado, o deputado Iolando, apresentou PL para que o crédito em favor do contribuinte volte ao percentual de 30%.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese