Dia do Trabalhador

201

Por Laezia Bezerra

Nesta quarta-feira (1), comemoramos uma data muito importante, o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador, comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalhador é um feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.


Este dia em que se comemora o Dia do Trabalhador teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram uma grande paralisação. A greve teve início no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.

As condições de trabalho eram desumanas, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde também estouravam greves constantemente. A jornada de trabalho era de treze horas (no mínimo) chegando a até 17 horas. A reivindicação dos trabalhadores em Chicago era a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas.


Aqui no Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido a partir de 1925, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes. A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída por meio do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.


Apesar do grande número de desemprego que atinge todo o país e da luta dos trabalhadores que reivindicam por melhores condições de trabalho, esta é uma data que representa o momento que os empregados e empregadores têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, direitos, obrigações e demais regras de trabalho.


E neste dia, só podemos agradecer e parabenizar todos os trabalhadores, essas pessoas responsáveis que fazem tudo acontecer. Não importa a profissão e muito menos a função de cada um, todos os trabalhadores são dignos, devem ser reconhecidos, respeitados e valorizados pelos serviços que prestam ao bem comum da população.

Eu quero aqui, parabenizar a todos esses guerreiros, profissionais de todas as áreas que ajudam a fazer a diferença no nosso dia a dia. Parabéns a todos os trabalhadores!

Deputado distrital Iolando (PSC)