Deputado Iolando realiza Sessão Solene em homenagem aos 59 anos da ADEB e concede Título de Cidadão Honorário de Brasília pelos 30 anos de presidência do Pr. Orcival Pereira Xavier

Por Laezia Bezerra

Deputado Iolando (PSC), realizou nesta sexta-feira (3), Sessão Solene no plenário da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos 59 anos da Igreja Assembleia de Deus de Brasília e concedeu Título de Cidadão Honorário de Brasília, em comemoração aos 30 anos de presidência do Pastor Orcival Xavier.


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília, foi fundada em 1959, com o nome Assembleia de Deus da Missão em Brasília, com sede provisória na então QR 4, lote 5, em Taguatinga, hoje QSB. Logo depois a Igreja Assembleia de Deus da Missão em Brasília, passou a denominar-se Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília (ADEB), cuja data oficial de fundação passou a ser 21 de abril de 1960, por decisão da Assembleia Geral Extraordinária, a fim de coincidir com a data de inauguração de Brasília.

A ADEB destaca-se, ainda, pela sua valiosa participação no crescimento e na solidificação da capital federal nos aspectos educacionais, assistenciais, filantrópicos e econômicos-sociais, através de suas várias instituições voltadas para as áreas familiar e social, formando não somente cidadãos dos Céus, mas também, grandes homens e mulheres que atuam em todas as áreas da sociedade e que exercem o papel de “sal da terra e luz do mundo”, conforme nos garante a palavra de Deus no capítulo 5, versículos 13 e 14 do Evangelho de Jesus Cristo por Mateus.


A ADEB foi presidida desde 1960 pelos Pastores Francisco Miranda, Artur Xavier de Paula, Esdras de Oliveira e Evonir Teixeira da Fonseca, até março de 1989, quando assumiu a presidência, o Pastor Orcival Pereira Xavier, ficando no lugar até hoje.

Homenagem

Durante a Sessão Solene, o deputado Iolando entregou o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Pastor Orcival Pereira Xavier, pelos 30 anos à frente da Igreja Assembleia de Deus de Brasília (ADEB).


Durante a solenidade o distrital agradeceu a presença de todos os participantes e também, pela oportunidade de fazer essa entrega. Ressaltou que esse momento é único em sua vida e era um desejo antigo de seu coração.

O pastor Orcival é meu pastor há 29 anos e eu sempre senti esse desejo, a vontade de lhe conceder essa honraria e Deus mais uma vez, me abençoou com me dando a grande oportunidade, de entregar com muito orgulho ao Pastor Orcival Pereira Xavier, o Título de Cidadão Honorário de Brasília.

Deputado Iolando


O Pr. Orcival Pereira Xavier nasceu em 21 de fevereiro de 1956, em Paracatu (MG), é filho de Renaldino Pereira Xavier e de Maria Pereira Xavier da Silva. Converteu-se em 1967, juntamente com seus pais, época em que se mudaram para Brasília e fixaram residência na Vila IAPI.

Com um extenso currículo na obra do senhor, o Pastor Orcival Pereira Xavier, assumiu a presidência da ADEB, no dia 21 de abril de 1989, onde está desde então. Trabalhou também na Congregação da Asa Norte e seu trabalho foi marcado por mais de 200 irmãos batizados no Espírito Santo, 70 pessoas batizadas nas águas e pela abertura de várias congregações no DF e Entorno.


Nestes anos de liderança o Pr. Orcival colaborou muito para a expansão do ministério, de cujas realizações, entre outras, destacam-se a posse do lote em Sobradinho, cuja demanda se arrastou por quase trinta anos, aquisição de vários lotes na Samambaia e em vários assentamentos, e também pelo lançamento da pedra fundamental da construção da Congregação da Asa Norte. E, ainda, fundou a COMADEBG em 21 de outubro de 1992.

O Pastor Orcival Pereira Xavier também é presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus de Brasília e Goiás – COMADEBG.
É membro do Conselho Fiscal da EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2º Vice-Presidente do Conselho Administrativo da CPAD OF Florida – Miami – EUA.
Membro do Conselho Curador da FUNEC – Fundação Evangélica de Comunicação da CGADB.
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filosofia e Ciências Humanas GAMALIEL.
Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade de Educação Teológica Logos FAETEL.
Doutor em divindade pela Faculdade de Teologia Filadélfia.
Doutor Honoris causa em Educação Teológica pelo Conselho Nacional dos Teólogos do Brasil.
Doutor Honoris causa pela FATADEB.