A importância da produção e reconhecimento agrícola no Distrito Federal

Por Ana Isabel Abreu

Festa da Goiaba de Brazlândia é integrada ao calendário oficial dos eventos do DF

Como autor do Projeto de Lei 159/2019, o deputado Iolando pretende incentivar e divulgar a produção agrícola no DF e, principalmente, em Brazlândia, onde o trabalho dos agricultores é extenso. A Festa da Goiaba difunde a vasta produção da fruta e suas variedades, incluindo doces, bolos, sucos, tortas, geleias e outros.

São produzidas anualmente 14 mil toneladas de goiaba no DF, das quais, 13 mil toneladas são produzidas em Brazlândia. São duas variedades de goiaba produzidas na região, a de consumo in natura e a que é voltada para o processamento industrial. Muitos derivados da fruta têm a oportunidade de serem expostos na Festa da Goiaba de Brasília, no Espaço Empório Goiaba.

Com o devido reconhecimento, a Festa da Goiaba integra-se ao calendário oficial dos eventos do Distrito Federal, sendo comemorada anualmente na primeira quinzena de março. A festividade comemora a colheita da fruta e também o favorecimento financeiro e empregatício que o evento traz para a cidade.

A cidade que já tem a Festa do Morango como sucesso conta com a maior colônia de japoneses do DF, que trabalham na área rural da cidade. Isso colabora para que a região seja responsável por quase 60% do abastecimento agrícola de goiaba, morango, tomate e outras frutas e hortaliças. Além desse percentual importante para a alimentação da população local, a nascente do Rio Descoberto está localizada na Região Administrativa e é responsável pelo suprimento hídrico de mais de 50% do DF. Brazlândia consolida-se, então, como uma cidade essencial a seus habitantes e ao restante do DF.