Ibaneis anuncia criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência e de José Humberto para a Secretaria de Governo

O governador Ibaneis Rocha (MDB)  ao lado vice Paco Britto (Avante), prestigiou na manhã de sábado (15), o evento “Sejus mais Perto do Cidadão”, em Brazlândia. Durante a visita à ação social, ele anunciou novas obras para a região. A cidade vai ganhar a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a duplicação da BR-080 e ainda a reforma do Hospital Regional. “É muito importante ouvirmos o que a população deseja, mas, acima de tudo, é importante assegurarmos a vida das pessoas”, destacou o governador obre essas iniciativas.

O chefe do Executivo ressaltou o empenho de todo o governo para melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Enumerou diversas ações, como a contratação de 3 mil novos servidores, a reforma de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a revitalização no Hospital de Santa Maria. “Recebi uma rede muito sucateada, mas graças ao apoio da Câmara Legislativa, em cinco meses, mudamos a gestão das UPAs e as coisas estão melhorando”, assegurou.

Agora, uma emenda da deputada federal Flávia Arruda (PR), envolvendo investimentos do montante de R$5 milhões, vai ajudar na construção da primeira UPA de Brazlândia. “Estamos numa parceria muito afinada com todos os parlamentares, construindo soluções para melhorar a vida da população”, declarou, anunciando a boa nova: “O dinheiro já está na conta e o projeto da UPA, pronto”.

O governador destacou ainda a parceria com o deputado distrital Iolando (PSC) para viabilizar a reforma do Hospital Regional de Brazlândia. “Quero agradecer também a emenda dele [Iolando], porque agora poderemos tocar a ampliação e revitalização do hospital. Em setembro, queremos lançar o edital para dar início às obras.”

Ação social

O evento da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) reuniu mais de 500 pessoas, numa ação integrada que levou à comunidade de Brazlândia serviços públicos do Na Hora, prevenção de doenças e atenção jurídico-social. É a quarta edição da iniciativa, que contemplou Candangolândia, Paranoá e Planaltina.

“Nossa proposta é levar para perto das pessoas os serviços do governo, de forma integrada e unificada”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha. “Já estamos planejando a próxima ação, que será no Recanto das Emas”, completou.

Entre os serviços oferecidos, destacaram-se a emissão de documentos (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF), consulta e negociação de débitos na Secretaria da Fazenda, na CEB e na Caesb. Uma unidade móvel da Secretaria de Saúde também aferiu glicemia e pressão arterial dos populares, além de prestar orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e realizar testes rápidos de HIV.

O deputado distrital Iolando, deverá assumir a futura Secretaria da Pessoa com Deficiência. Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Pessoas com deficiência

Durante o evento, o governador Ibaneis falou sobre a intenção de criar uma nova pasta: a Secretaria da Pessoa com Deficiência. “Temos no DF uma população de 650 mil pessoas que precisam da atenção do governo nos cuidados com a saúde, moradia, emprego”, justificou.

Para assumir a pasta, o governador pensa em indicar o deputado distrital Iolando. “Juntamente com o secretário Gustavo [Rocha, titular da Sejus], acredito que os dois vão buscar recursos de programas que já existem no governo federal para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, valorizou.

Secretaria de Governo

Na parte da tarde deste sábado (15), Ibaneis anunciou que José Humberto Pires, mais conhecido como “Pezão”, vai assumir a recém-criada Secretaria de Governo na sua gestão. O empresário tem dito que tem a intenção de assumir o cargo. Falta apenas, para ele, se desligar dos seus negócios particulares. O governador decidiu separar a Casa Civil da Secretaria de Governo, atualmente unidas na mesma estrutura. Segundo Ibaneis, a pasta de Governo ficará à frente da execução de serviços, licitações e obras.

Fonte: Site Agenda capital

Por Delmo Menezes