Acessibilidade para as pessoas com deficiência na Festa do Morango

A importância da linguagem inclusiva nos ambientes festivos é uma das prioridades do deputado distrital Iolando (PSC)

A Festa do Morango, tradicional evento que acontece todo ano na área rural de Brazlândia, recebeu nesta 24ª edição a participação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais-Libras, o que facilita o entendimento dos shows e apresentações pelas pessoas surdas.

A Libras é uma língua completa, possui estrutura gramatical própria, mas a organização das informações é diferente das existentes no português. Na Língua Brasileira de Sinais, não existem tempos verbais ou artigos e as expressões corporais são tão importantes quanto os sinais. É isto que o grupo de tradutores presente na Festa do Morango faz, com gestos e sinais, eles levam a alegria e a diversão a todos.

Por inciativa do deputado distrital Iolando (PSC) e com o apoio do Governo do Distrito Federal foi possível, nesta edição, oferecer o trabalho de vários interpretes de Libras para o segmento da pessoa com deficiência, cada tradutor é qualificado para situações diferentes, alguns são guias-intérpretes (andam com os surdos na festa e ajudam na locomoção e na acessibilidade dessas pessoas); outros fazem a explicação dos shows. Segundo o distrital, “esse é mais um reforço para a preservação dos valores básicos da igualdade de tratamento e oportunidades, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa humana e do bem-estar das pessoas com deficiência”, enfatizou o deputado.

Seis pessoas compõem o grupo de intérpretes: Éder Patriota, Cíntia Soares, Wellyngton Cerqueira, Amanda Oliveira, Isah e Sarah. De acordo com Éder Patriota, participante da equipe de Libras, essa possibilidade de tornar o ambiente mais próximo das pessoas com deficiência é um avanço. A equipe contou também com a ajuda de policiais e bombeiros na festa, que auxiliaram para a segurança e a saúde no momento festivo.


“O ideal seria que todas as pessoas com deficiência tivessem acesso aos mais variados ambientes, com a acessibilidade de que eles necessitam. Havia uma equipe qualificada para atender todo o público e o policiamento estava muito presente na festa também para atender todas as demandas das pessoas. As pessoas com deficiência ficaram surpresas com a preparação da festa nesse sentido, o stand da inclusão recebeu muitas pessoas que saíram satisfeitas com toda essa inovação para as pessoas que, até então, não eram vistas e não eram incluídas. Parabéns ao deputado Iolando e equipe por colaborar com mais esse ganho social na Festa do Morango, essa comemoração tão importante para o Distrito Federal. A Festa do Morango se torna uma referência para as festas de Brasília.

Éder Patriota

Por Ana Isabel Abreu