Rosinha da Adefal assume Secretaria de Pessoas com Deficiência

Anúncio foi feito durante evento de ações contra violência e feminicídios. Ela substitui Iolando Almeida

328

 

Roseane Cavalcante de Freitas, mais conhecida como Rosinha da Adefal, é a nova secretária de Pessoas com Deficiência no Distrito Federal. O posto era ocupado pelo deputado distrital Iolando Almeida (PSC).

O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante evento em que foram divulgadas ações para tentar conter a onda de feminicídios e violência contra a mulher e ajudar vítimas no DF. O GDF vai abrir quatro novas unidades da Casa da Mulher Brasileira. O chefe do Executivo também prometeu a inauguração de uma delegacia especializada em Ceilândia, um observatório para mapear agressões e uma clínica com o intuito de tratar as vítimas.

Iolando Almeida decidiu voltar para a função de parlamentar na Câmara Legislativa (CLDF). Em outubro, ele havia retornado por um período de 20 dias a fim de conseguir emendas para a Secretaria de Pessoas com Deficiência.

Rosinha da Adefal já foi deputada federal. Filiada ao Avante, ela sofre de paralisia desde os 2 anos de idade. Nos últimos meses, desempenhava a função de secretária nacional de Políticas para as Mulheres do governo federal. Era subordinada diretamente a Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que esteve no evento com Ibaneis.

Créditos: https://www.metropoles.com/