Por ser na atenção primária que a secretaria de Saúde estabelece vínculo com os pacientes por meio de atendimentos ambulatoriais e preventivos, a pasta vai ampliar estes serviços para facilitar os acolhimentos e melhorar o atendimento médico para os moradores do setor rural Chapadinha e Incra 8, em Brazlândia.

O deputado lolando Almeida (PSC) reuniu com secretário de saúde, Francisco Araújo, para tratar do andamento dos processos de construção destas unidades. Durante o encontro, o secretário garantiu que os processos para a construção das duas novas UBSs na cidade já estão em andamento e a previsão para conclusão é até o final de 2021.

O parlamentar frisou que há grande empenho para oferecer uma melhor assistência nesta área da saúde à população de Brazlândia, bem como também um ambiente mais adequado de trabalho para os profissionais da área.

O secretário de Saúde disse que essas obras representam um esforço do governo para ampliar a atenção primária da rede pública em diversas regiões do DF distribuindo de forma mais equilibrada o atendimento preventivo para que a população receba uma assistência melhor e com mais rapidez.

Principais serviços oferecidos nas UBSs:

Consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos, tratamento odontológico, encaminhamentos à especialidades e fornecimento de medicação básica.

UPA de Brazlândia

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia já esta em andamento e devera ficar pronto no início do próximo ano A unidade será gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF) Com as novas unidades em funcionamento, a possibilidade de organizar o sistema de saúde da cidade e bem promissor, já que o hospital ficará para atender apenas os casos mais complexos.

Por: Samuel Barbosa
Fonte: A notícia certa