Projeto de Lei do deputado Iolando Inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Distrito Federal o “Dia do Caravanista”

De acordo o PL fica incluído no Calendário de Eventos Oficiais do Distrito Federal o “Dia do Caravanista”, devendo ser comemorado no dia 27 de setembro de cada ano, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional. Já acampar é o ato de se fazer turismo levando consigo o seu próprio abrigo.
Com uma barraca enrolada na mochila ou com um motor home de 14m a liberdade é uma das maiores características de uma modalidade que está em franco crescimento no Brasil e que tem sido amplamente divulgada e fomentada pela mídia, principalmente nesse período de pandemia.
O caravanismo está bastante desenvolvido no Sudeste e Sul, com grande oferta de espaços privados para camping, o Distrito Federal não tem qualquer oferta de espaço para aqueles que pretendem visitar Brasília, ou mesmo pernoitar. Existia o Camping público próximo do Setor Militar, mas há muito tempo foi desativado, embora existisse demanda para tal.
Esta proposição, ao instituir o Dia do Caravanista, pretende fazer com que as autoridades públicas e privadas, percebam a importância do segmento para a promoção turística, possibilitando uma visão mais abrangente dos resultados a serem alcançados com a oferta de espaços para abrigar aqueles que por aqui passam. Vários hotéis e pousadas já começaram, embora de forma tímidas, a disponibilizar espaços em seus estacionamentos para recepcionar caravanistas, cobrando valores compatíveis para aqueles que, de forma passageira, hospedam-se em área até então ociosas, gerando assim uma fonte de receita extra.

Por: Laezia Bezerra

Foto: gruporodamundo.com.br