Iolando destaca ações do GDF para pessoas com deficiência

De acordo com o distrital, 65% das empresas de Brasília ainda não cumprem as reservas de 2% a 5% previstas na legislação

Na sessão ordinária da Câmara Legislativa (CLDF) desta terça-feira (21), data que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o deputado Iolando Almeida (PSC) comemorou o lançamento do Programa Distrito Federal Acessível, pelo governador Ibaneis Rocha. “Desde que criou a Secretaria da Pessoa com deficiência, Ibaneis tem demonstrado compromisso com a causa. E eu fico maravilhado por fazer parte da base de um lutador, de uma pessoa totalmente sensível à causa de um sexto da população do DF”, afirmou. Ele também destacou o empenho do seu mandato, ao lado do governador, de tornar Brasília “a capital da acessibilidade”.

Iolando afirmou que apresentará requerimento para que a próxima campanha publicitária da CLDF aborde a empregabilidade das pessoas com deficiência e o cumprimento da Lei de Cotas (8213/1991). De acordo com o distrital, 65% das empresas de Brasília ainda não cumprem as reservas de 2% a 5% previstas na legislação, frisando que um terço das pessoas com deficiência tem menos chance de emprego no Brasil. Ainda segundo o deputado, há mais de 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência no DF. 

A deputada Arlete Sampaio (PT) também ressaltou a importância da data e o empenho da CLDF na formulação de políticas voltadas às pessoas com deficiência. A distrital, no entanto, cobrou políticas efetivas por parte do Governo do DF. “Criou-se uma Secretaria, mas a gente ainda não viu, de fato, uma ação concreta dela”, criticou. 

A distrital lembrou que 22 de setembro é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. Segundo ela, a doença acomete 2 milhões de pessoas no Brasil, mas há ainda “poucas políticas públicas dedicadas a essas pessoas”. Arlete disse que destinará emenda parlamentar para realização de pesquisa no DF, pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), sobre o Alzheimer.

Mario Espinheira – Agência CLDF