Biografia

O deputado distrital Iolando é militar reformado da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi eleito deputado distrital pelo Partido Social Cristão (PSC), com 13 mil votos e ocupou uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em 1º de janeiro de 2019.

Iolando nasceu em Taguatinga/DF, em 1970, é graduado em Teologia e Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. É também membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília há 30 anos, é casado e pai de dois filhos.

O parlamentar é filho de pais nordestinos do sertão da Paraíba, que vieram para Brasília em 1969. Morador de Brazlândia desde que nasceu, Iolando começou a trabalhar aos 12 anos de idade. Aos 18, realizou um dos maiores sonhos de sua vida, ingressar nas Forças Armadas Brasileiras. Em 1988, começou a servir seu país com muito orgulho. Foi líder do Clube dos Soldados do BINFAER-VI, além disso, trabalhou na Seção de Investigação Criminal – (CIC). Mas um trágico acidente de motocicleta mudou sua vida completamente.

O acidente grave deixou Iolando Almeida, internado vários meses, entre a vida e a morte. Mesmo vencendo muitas batalhas em diversas cirurgias, o acidente lhe causou danos irreparáveis, como a perda total dos movimentos do braço direito, resultando em uma deficiência permanente, sendo reformado pela FAB em 2003.

Com limitação física, Iolando estava disposto a vencer a batalha e não desistiu. Usou sua experiência para trabalhar pelo próximo e nasceu ali, um espírito solidário com causas em prol das pessoas com deficiência.

O distrital criou então, a União Brasileira de Pessoas com Deficiências (UBRAPOD), cujo objetivo era ajudar as pessoas que como ele, tinha algum tipo de deficiência. E, por mais de 20 anos, ele tem buscado elementos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Montou um escritório com serviços de assessoria jurídica, psicologia e odontologia com a finalidade de ajudar as pessoas.

Todo esse trabalho fez de Iolando um importante líder comunitário na cidade de Brazlândia. O Reconhecimento de seu trabalho e sua importância para a comunidade lhe fizeram trabalhar por mais de 10 anos como assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2006, Iolando deu início a sua trajetória política, disputou eleição por quatro vezes e saiu vencedor na última em 2018.

Além de ocupar sua cadeira de distrital, na Câmara Legislativa, o parlamentar é o Primeiro Secretário da Mesa Diretora para a legislatura 2019/2022, da Casa. Uma de suas principais bandeiras na CLDF é defender ações e projetos de lei, que beneficiam diretamente as pessoas com deficiência. Além dessa bandeira, o distrital trabalha em defesa da justiça social, justiça tributária, inclusão social, geração de emprego e renda, direito do consumidor, ensino profissionalizante e as causas voltadas para o idoso. Também protocolou 84 Projetos de Lei, 3 Projetos de Lei Completar, 7 Projetos de Emenda a Lei Orgânica, 7 Projetos de Decreto Legislativo, 2 Projetos de Resolução, 5 Indicações, 15 Moções e 101 Requerimentos.

Na Câmara Legislativa o deputado Iolando, está trabalhando para defender os interesses das comunidades e já aprovou algumas leis de interesse da população do Distrito Federal.

LEI Nº 6480/2020
A lei é sobre o direito da pessoa com deficiência de efetuar a compra de ingressos na internet. O PL tem como objetivo maximizar o exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência, buscando sua efetiva integração social, com a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência.

LEI 6478/2020
O PL é sobre a publicidade da tabela de preços dos produtos à venda em restaurantes, lanchonetes, bares, casas noturnas e seus congêneres.

LEI 6481/2020
É a obrigatoriedade de disponibilização de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em “sítios eletrônicos”.

LEI 6472/2019
Regulamenta no Distrito Federal, o disposto no art. 3º da Lei Federal no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além dos projetos, o deputado Iolando faz parte de sete Frentes Parlamentares e de três Comissões Especiais.

Também por iniciativa e luta do deputado Iolando foi criada no Distrito Federal, a primeira Secretaria da Pessoa com Deficiência, a terceira no país, um marco para o segmento da pessoa com deficiência.