Um encontro marcou o início das tratativas de um projeto que trará mais inclusão para o Distrito Federal: é o Complexo de Referência da Pessoa com Deficiência. Participaram do momento a equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD); o diretor do Hospital de Apoio de Brasília, Dr. André; e o presidente da Novacap, Fernando Leite.
O projeto conta com o apoio do deputado Iolando, defensor declarado dos direitos das pessoas com deficiência. O parlamentar liderou as discussões para a implantação do empreendimento.
O projeto, resultado da colaboração entre a SEPD, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Novacap, promete estabelecer um marco para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas com deficiência em todas as fases do desenvolvimento humano.
O Complexo de Referência da Pessoa com deficiência ofertará um ambiente completo, onde a assistência médica se une à prevenção e à identificação precoce de deficiências, desde a fase pré-natal até a vida adulta. A ideia é criar um espaço onde cada indivíduo possa receber cuidados especializados que atendam às suas necessidades únicas.
O movimento para concretizar essa visão foi inspirado pela Portaria nº 6, publicada em março de 2023, que estabelece diretrizes fundamentais para a colaboração entre as secretarias de Saúde e da Pessoa com Deficiência.
Iolando expressou otimismo e entusiasmo em relação ao projeto. “Estamos avançando para termos uma SEPD bem estruturada, facilitando a vida da pessoa com deficiência”, afirmou o declarou o distrital, deixando claro seu compromisso em priorizar as necessidades dessa parcela da população.
O Complexo de Referência da Pessoa com Deficiência representa um marco significativo. Com base na visão de um futuro mais acessível e inclusivo, este passo em direção à concretização do projeto promete melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas com deficiência em todo o Distrito Federal.
Ascom Gab. Deputado Iolando