Iolando

Deputado Iolando reforça apoio à Inclusão e Acessibilidade na 7ª Caminhada Down no Parque da Cidade

O Parque da Cidade foi palco do evento “Caminhada Down 2024”, realizado neste domingo (24). Dedicada ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a ação reuniu membros da comunidade e apoiadores da causa down, em um esforço coletivo para ampliar a conscientização sobre a condição e promover a aceitação e a inclusão social.

Um dos convidados foi o deputado distrital Iolando (MDB). O líder político elogiou o evento que acontece há sete anos, cujo intuito é difundir informações sobre a condição, combatendo o capacitismo.

“Quero agradecer a oportunidade de estar aqui com vocês. Parabenizar a Melina, o Gabriel e toda a equipe que fez esse momento, essa caminhada, que é importante”, disse Iolando.

A Caminhada Down contou com apoio, ainda, da Secretaria da Pessoa com Deficiência. A pasta foi representada, na ocasião, por Flávio Pereira dos Santos, o chefe da SEPD.

Mais do que falar, fazer!

Com uma história pessoal de superação e uma carreira política dedicada à defesa das pessoas com deficiência, o parlamentar reiterou seu compromisso em tornar a inclusão uma realidade no Distrito Federal. “Por meio do trabalho dedicado e de políticas públicas efetivas, é possível construir uma sociedade que valorize a diversidade e assegure a todos os cidadãos a possibilidade de viverem com plenitude e dignidade”, complementou Iolando.

O distrital se consolidou como uma voz ativa na Câmara Legislativa do Distrito Federal. No decorrer de seu mandato, dedicou-se a encabeçar diversas iniciativas que têm transformado a vida das pessoas com deficiência no DF, citando-as em seu discurso. Veja quais:

Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

“Uma das realizações das quais mais me orgulho”, relata o deputado sobre a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal. Ele articulou, junto ao GDF, a criação dessa estrutura, dedicada exclusivamente às necessidades das pessoas com deficiência, para coordenar e implementar políticas públicas eficazes para essa população. A pasta assume o papel de garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e promove ações que facilitem seu acesso a serviços essenciais, visando sua plena inclusão social, econômica e política.

Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência

“Por meio de um Projeto de Lei de minha autoria, o DF agora conta com a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD)”, relembrou Iolando. Esta iniciativa visa facilitar o reconhecimento dos direitos desse grupo em diversos âmbitos, servindo como uma ferramenta valiosa para assegurar a acessibilidade e o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, abrindo portas para que as pessoas com deficiência possam exercer seus direitos com mais facilidade.

Laudo médico com “validade indeterminada” para deficiências permanentes

O deputado também trabalhou em uma medida que dispensa a exigência de laudo médico para a comprovação de deficiência em determinados serviços. “Sendo eu uma pessoa com uma deficiência irreversível, sei o quanto essa iniciativa desburocratiza o acesso às políticas públicas”, explica, enfatizando que a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência não devem ser cerceados por procedimentos onerosos e desumanizantes.

Estatuto da Pessoa com Deficiência

Ao mencionar a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal, Iolando destaca que é uma legislação abrangente que estabelece direitos e garantias nas mais diversas áreas, incluindo saúde, educação, trabalho e acessibilidade.

“Meu objetivo foi criar um alicerce legal sólido que assegure a proteção contra qualquer forma de discriminação e promova uma verdadeira igualdade de oportunidades”, reforça o parlamentar.

Assista o vídeo: https://www.instagram.com/reel/C46De_VLHvu/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando