Iolando

Inovação e acessibilidade: viaturas da PMDF serão equipadas com acesso ao DF Libras CIL On-Line, anuncia Iolando

Iniciativa proporciona atendimentos públicos à comunidade surda por meio de QR codes

O programa DF Libras CIL On-Line, criado para viabilizar atendimentos de serviços públicos à comunidade surda, chegará às viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi o que anunciou o deputado distrital Iolando (MDB), em seu discurso durante a Sessão Ordinária da Câmara Legislativa realizada nesta terça-feira (13).

“Nós vimos que esse projeto está sendo de grande importância”, destacou o parlamentar. Em sua fala, Iolando comentou sobre uma visita da Cel. Ana Paula Barros Habka, comandante-geral da PMDF, à Secretaria da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, a militar mostrou “sensibilidade” com a iniciativa de estender o programa aos carros da corporação, com a impressão de 1 mil adesivos.

A existência dos QR codes do programa nos carros da PM proporcionará um avanço significativo para a acessibilidade e inclusão social dos usuários da Língua Brasileira de Sinais. Essa é uma iniciativa pioneira revolucionou a comunicação entre indivíduos surdos e os servidores dos órgãos públicos.

Além de representar um marco na modernização e otimização dos processos de atendimento emergencial, a implementação do DF Libras CIL On-Line nas viaturas policiais simboliza um passo importante em direção à concretização de uma sociedade inclusiva.

“Agora, a partir do momento que o policial tiver em atuação e for abordar uma pessoa com deficiência auditiva, ele tem como se comunicar com aquele cidadão”, comentou o distrital, mostrando um exemplar do QR code na tribuna do Plenário. “É uma grande vitória para esta casa, que está transformando o Distrito Federal e fazendo com que seja referência no Brasil”, completa.

Como funciona o DF Libras CIL On-Line

Criado com investimento de emenda parlamentar do deputado Iolando, o DF Libras CIL On-Line possibilita que o cidadão surdo usuário da Língua Brasileira de Sinais seja atendido em espaços públicos na sua primeira língua. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de videochamadas conduzidas por intérpretes de Libras.

O programa é gerenciado numa parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Governo do Distrito Federal. A empresa contratada para prestar o serviço disponibiliza, ao todo, 80 profissionais para atender à comunidade surda do Distrito Federal.

Esses intérpretes mediam a comunicação entre o servidor público e o indivíduo surdo nas chamadas de vídeo, iniciadas com o QR code afixado nos locais públicos. Esse atendente visualiza a sinalização do surdo e passa, via áudio na Língua Portuguesa, a demanda do surdo. Com o retorno de som do ambiente, o intérprete recebe a informação do servidor, que é passada em formato de Libras ao cidadão.

“Vamos deixar o DF como a cidade mais acessível do Brasil”, declarou Iolando, reforçando seu compromisso com a causa da pessoa com deficiência.

Assessoria de Comunicação Gab.  Dep. Iolando