Iolando

PAUTA DA PESSOA SURDA NO DF AVANÇA SOB A LIDERANÇA DE IOLANDO

No Dia Nacional de Língua de Sinais, celebrado nesta quarta-feira (24), a comunidade surda comemora diversos avanços nas políticas públicas de acessibilidade no Distrito Federal.

Boa parte desses avanços para a pauta tiveram a participação direta do deputado distrital Iolando (MDB). E o exemplo começa de casa!

Com a instituição da TV Câmara Distrital, tanto no YouTube quanto na televisão aberta, fez-se necessário que as falas dos parlamentares chegassem ao maior número de pessoas possível. O distrital cobrou a presença de intérpretes de língua de sinais nas transmissões. “A tradução simultânea de Libras é um marco para acessibilidade na CLDF”, complementa Iolando.

Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Para viabilizar a instituição de políticas de acessibilidade no GDF, Iolando articulou a criação da primeira Secretaria exclusiva para a pauta da pessoa com deficiência.

No dia 11 de setembro de 2019, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou a Lei nº 6.372/2019 criando a pasta e nomeando Iolando como secretário. Para exercer a função, o parlamentar se licenciou das atividades legislativas.

Atualmente, a pasta exerce uma função primordial, não só para a comunidade surda, mas para todas as PCDs no DF. “Era uma demanda antiga que finalmente foi atendida. E desenvolve um trabalho maravilhoso para nosso segmento”, diz Iolando.

Veja outras ações foçadas na comunidade surda:

Programa DF Libras

Lançado através de uma emenda parlamentar do deputado Iolando, o DF Libras representa um marco na interação entre a comunidade surda e os serviços públicos. O programa permite comunicação via videochamadas, facilitadas por intérpretes de Libras que traduzem as necessidades dos usuários surdos para os servidores públicos. Este serviço é crucial, principalmente em contextos de emergência, onde a rapidez e a clareza da comunicação podem ser vitais.

 Central de Interpretação de Libras, com aumento do efetivo de intérpretes:

Ligada à SEPD, a Central de Interpretação de Libras (CIL) ampliou sua capacidade de atendimento à comunidade surda, graças aos esforços de Iolando.

Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando