Investimento de R$ 315 milhões integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), atendendo a uma demanda de 40 anos.
O principal acesso a Brazlândia, a BR-080, será transformado em uma estrada mais segura e eficiente. Na última sexta-feira (14), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a Ordem de Serviço para a duplicação, restauração e melhorias em um trecho de 24,6 km da via no Distrito Federal.
A pista, que liga o Distrito Federal a Goiás, tem um histórico de acidentes graves, sendo conhecida como a “rodovia da morte”. O investimento de R$ 315 milhões mudará essa realidade, trazendo mais segurança e desenvolvimento para a região.
O processo até a assinatura da Ordem de Serviço não foi simples. Foi necessário cumprir todas as exigências das licenças ambientais emitidas pelo IBRAM, incluindo monitoramento de fauna e controle de qualidade do ar. Esse esforço conjunto entre órgãos governamentais e ambientalistas garantiu que a obra pudesse começar com todas as autorizações necessárias.
Em celebração, o deputado distrital Iolando (MDB) compartilhou sua alegria ao ver o sonho de sua comunidade se concretizando. “A duplicação da BR-080 não é apenas uma obra de infraestrutura, mas um investimento na qualidade de vida de nossa gente. Estamos garantindo mais segurança, eficiência no transporte e, acima de tudo, acabando com a ‘rodovia da morte’ e transformando-a em ‘Rodovia da Vida’”, destacou o parlamentar.
O governador Ibaneis Rocha, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou a importância da obra. Com a duplicação da BR-080, aproximadamente 80 mil motoristas serão beneficiados diariamente, melhorando a conexão entre o DF, Goiás e outros estados como Tocantins e Mato Grosso. “Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos. E nós vamos agora iniciar essa obra”, afirmou Ibaneis.
Além de reduzir acidentes, a duplicação da BR-080 promoverá o desenvolvimento econômico, criando oportunidades competitivas e inclusão social. A agricultura local, vital para a economia da região, também se beneficiará dessa melhoria na infraestrutura de transporte.
Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando