Iolando

CARRETA DA INCLUSÃO CHEGA AO RECANTO DAS EMAS

O Recanto das Emas recebe a segunda edição do Carreta da Inclusão. Os atendimentos começaram nesta terça-feira (30/7) e vão até quinta (1º/8), com o objetivo de promover a inclusão social e oferecer serviços essenciais às pessoas com deficiência.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Na abertura do evento, o deputado distrital Iolando (MDB) destacou o sucesso da primeira edição no Guará.

A Carreta da Inclusão conta com recursos de emenda parlamentar destinadas pelo distrital. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso aos seus direitos e possam participar ativamente da sociedade. Esse projeto é um passo importante nessa direção”, afirmou Iolando.

Em sua fala, o político relembrou sua trajetória de superação após o acidente de carro que provocou sua deficiência. Após deixar o hospital, Iolando fundou a Ubrapod, associação sediada em Brazlândia. “Continuei minha jornada pessoal, mas também me dediquei a defender os direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal”, relembrou o distrital.

A Carreta da Inclusão tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência a serviços públicos, com a entrega das carteiras de identificação, oferta de atendimentos jurídicos e sociais, suporte na busca de oportunidades de emprego e possibilidade de experiências tecnológicas inclusivas.

Serviços ofertados:

•⁠ ⁠Atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Distrito Federal: Suporte legal e resolução de pendências burocráticas;

•⁠ ⁠Serviços do CRAS: Assistência social e suporte comunitário;

•⁠ ⁠Serviços do BRB Mobilidade: Orientação sobre o cartão de passe livre para ônibus e metrôs.

Há, ainda, uma arena gamer inclusiva. É um espaço adaptado pensado para que pessoas com deficiência possam desfrutar de jogos eletrônicos.

Próximas cidades

Até setembro, os serviços da Carreta da Inclusão chegará em outras cidades do Distrito Federal. Após a passagem pelo Guará e pelo Recanto das Emas, a estrutura visitará Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina.

Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando