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Viaturas da PMDF agora oferecem atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva

As viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passam a oferecer atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência auditiva. Essa inovação permite que surdos possam se comunicar de forma eficaz com os agentes da PMDF através de um sistema que utiliza um QR Code, direcionando para uma central de interpretação que conecta surdos, servidores públicos e intérpretes em tempo real.

Cerca de 615 viaturas já foram adesivadas e estão prontas para oferecer o serviço, uma iniciativa pioneira no Brasil. O projeto é resultado de uma parceria estratégica entre a PMDF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF). A formalização dessa colaboração aconteceu na última terça-feira, 27, durante o lançamento da quarta etapa do projeto Carreta da Inclusão, realizado no Estádio do Bezerrão, no Gama.

Para uma pessoa surda, ser abordada por um policial sem poder se comunicar claramente pode ser uma experiência angustiante e cheia de incertezas. Do lado do policial, a falta de meios para se fazer entender em uma situação de emergência ou durante uma abordagem pode dificultar ainda mais a prestação de um atendimento eficaz e seguro. Sem a comunicação adequada, situações que poderiam ser resolvidas de forma simples muitas vezes se transformam em grandes desafios para ambos os lados.

O Deputado Distrital Iolando (MDB), que tem a inclusão e a acessibilidade como prioridades em seu trabalho legislativo, foi um dos apoiadores da iniciativa. “Segurança pública com inclusão e acessibilidade,” resume o Deputado Iolando. “Nosso compromisso, juntamente com as secretarias e a PMDF, é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a serviços essenciais de forma justa e igualitária. O atendimento em Libras nas viaturas da PMDF é mais um passo na direção de uma sociedade mais inclusiva,” complementa o parlamentar.

Com essa medida, a PMDF se torna pioneira em oferecer um atendimento personalizado e inclusivo, reforçando o respeito às necessidades específicas da população com deficiência auditiva. O sucesso dessa ação reflete o trabalho conjunto de diferentes órgãos e autoridades, unidos pelo compromisso com a acessibilidade e a inclusão no Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando