Deputado segue como voz atuante na pauta PCD na Câmara Legislativa
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), é uma data criada para que a sociedade refletir o espaço dedicado a esse segmento. O deputado distrital Iolando (MDB) aproveitou a ocasião para reforçar o seu compromisso com a pauta.
Convivendo com uma deficiência física desde a juventude, o parlamentar joga luz sobre temas que afetam o cotidiano dessas pessoas. “A nossa vida não é fácil. Enfrentamos barreiras e dificuldades a todo instante. Mas como o nome diz, é o Dia de Luta. Somos capazes”, declarou o distrital.
Ele ainda agradece ao governador Ibaneis Rocha (MDB), pela parceria e apoio em diversas ações voltadas à inclusão no Distrito Federal. “Ele sempre mostrou ser sensível para a construção de políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas com deficiência”, afirmou.
Carreta da Inclusão
A grande novidade do ano é a Carreta da Inclusão. O atendimento itinerante focado em pessoas com deficiência visita as regiões administrativas do DF, oferecendo serviços próprios para esse público perto de casa. A próxima parada é a cidade de Planaltina, entre os dias 24 e 26 de setembro.
O programa, que conta com apoio do deputado Iolando por meio da destinação de recursos de emenda parlamentar, já passou por cidades como Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Gama e Santa Maria. “É um grande orgulho fazer parte desse grandioso projeto. São milhares de atendimentos em serviços que farão a diferença na vida de pessoas com deficiência”, acrescentou.
Veja outras conquistas de Iolando:
– Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD): Pela primeira vez na história do DF, o governo local conta com uma secretaria inteiramente dedicada ao público PCD. A SEPD, que completa cinco anos, foi uma demanda antiga do segmento, e Iolando foi o primeiro a ocupar o cargo de secretário.
– Leis para facilitar a vida das pessoas com deficiência: Boa parte dos projetos de lei de autoria do deputado Iolando é direcionada à causa PCD. A mais recente legislação aprovada por ele é a que assegura a validade indeterminada de laudos médicos para deficiências permanentes, eliminando um obstáculo burocrático para esse público.
– Central de Interpretação de Libras (CIL): A CIL é um serviço essencial para pessoas com deficiência auditiva, facilitando o acesso a diversos tipos de atendimento, como serviços de saúde, delegacias e o Judiciário, por meio de intérpretes de Libras. Recentemente, as viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal passaram a oferecer atendimento em Libras por meio de um QR Code, facilitando ainda mais a comunicação com pessoas surdas em situações de emergência.
– Recursos para escolas de ensino especial: Iolando também destinou recursos de emenda parlamentar para a reforma e aquisição de equipamentos voltados ao aprimoramento do atendimento em escolas públicas de ensino especial, garantindo que os estudantes com deficiência tenham um ambiente de aprendizado mais acessível e adequado às suas necessidades.
– Transporte e inclusão: Programas como o DF Acessível, que garante transporte adequado para pessoas com dificuldades de locomoção, e a Carreta da Inclusão, que circula pelas cidades satélites oferecendo serviços e entregando carteiras de identificação para pessoas com deficiência, são exemplos da atuação direta da secretaria criada por Iolando.
Para o deputado, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência vai além de uma comemoração, sendo um símbolo da batalha contínua por respeito e igualdade. “Como a própria data indica, é o dia de luta: por direitos; por cidadania e, principalmente, por respeito”, concluiu.
Assessoria de Comunicação – Gab. Dep. Iolando