O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em dois turnos e redação final nesta terça-feira (18), uma proposta que cria um aplicativo móvel para o transporte público, especialmente voltado para pessoas com deficiência visual.
De autoria do deputado distrital Iolando (MDB), o Projeto de Lei nº 327/2023 segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha. A ideia é criar uma ferramenta adaptada para pessoas cegas ou com baixa visão, com o objetivo de fornecer informações sobre o transporte público, como horários e itinerários de ônibus.
A ferramenta deverá ser gratuita e incluir o recurso de VoiceOver, permitindo aos usuários uma ambientação detalhada ao longo do trajeto, roteirização e a criação de pontos de referência personalizados. “O suporte de uma assistente virtual garantirá a autonomia do usuário com deficiência visual em toda a jornada, possibilitando que essas pessoas se desloquem pela cidade de forma mais segura e independente”, completa o deputado Iolando.
O objetivo da iniciativa, segundo o deputado, é promover a inclusão e a independência desses cidadãos, garantindo o direito de ir e vir com segurança e dignidade.
Assessoria de Comunicação Gab. do Dep. Iolando