Iolando

Saúde ao Alcance de Todos: O Projeto Inovador do Deputado Iolando para a Telemedicina no DF

O texto, de autoria do deputado distrital Iolando (MDB), deve ampliar número de atendimentos

A telemedicina, prática em que o paciente não precisa ir até um consultório médico, ampliará o acesso a serviços de saúde. O deputado distrital Iolando (MDB) protocolou, nesta terça-feira (12), um Projeto de Lei que visa regularizar a modalidade nos hospitais públicos, UPAs e UBSs do Distrito Federal.

Os atendimentos virtuais ganharam destaque durante a pandemia de covid-19. O texto do distrital propõe a telemedicina como uma estratégia fundamental para desafogar as unidades de saúde, facilitar o diagnóstico precoce e promover um acompanhamento efetivo dos pacientes, ao mesmo tempo em que reduz os riscos de transmissão de doenças contagiosas.

“A iniciativa estabelece um marco regulatório que assegura a oferta prioritária de serviços de telemedicina durante períodos críticos de saúde pública, permitindo que a população tenha acesso a consultas e orientações médicas sem a necessidade de deslocamento físico”, explica o deputado Iolando. Além disso, o projeto reforça a importância da inclusão digital, assegurando que as pessoas com deficiência tenham acesso equitativo às tecnologias de saúde.

A proposta também destaca a necessidade de uma capacitação contínua dos profissionais de saúde envolvidos com a telemedicina, garantindo a prestação de um serviço eficiente e humanizado. “Nosso objetivo é modernizar o atendimento em saúde no Distrito Federal, preparando nosso sistema para responder de forma ágil e competente às necessidades de nossa comunidade, especialmente nos momentos mais desafiadores”, afirma o parlamentar.

Iolando aproveita, ainda, para convidar a população a conhecer a proposta. De acordo com o deputado, o PL terá como resultado “um sistema de saúde mais acessível, resiliente e preparado”. “Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que as necessidades de saúde de nossa população sejam atendidas com eficácia, respeito e dignidade que todos merecem. Conto com o seu apoio e permaneço à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e ouvir suas sugestões”, finaliza o deputado.

Assessoria de Comunicação Gab. Dep. Iolando